Foram mais de seis meses e 139 agências de todo o Brasil envolvidas na criação de uma das marcas mais importantes do mundo esportivo. A expectativa foi criada para a última noite de 2010, que marcaria o lançamento do novo logo e do site das Olimpíadas do Rio de Janeiro, em 2016.
Foi no meio da festa das areias de Copacabana que o painel com o novo logo, produzida pela agência Tátil, foi exibido pela primeira vez. Junto com ele, um fantástico vídeo de lançamento que mostra o quanto os esportes vão fazer parte do dia a dia da cidade do Rio de Janeiro.
Nem consigo imaginar como foi, mas o processo de criação da logo das Olimpíadas deve ter sido complicadíssimo. Imagine só ter que criar uma marca que será global, que precisa remeter ao espírito olímpico e, ainda por cima, causar um reconhecimento nos brasileiros e nos cariocas que a virem. Tudo se torna ainda mais difícil quando você se lembra que a última logo de evento mundial que foi feita e criticada ao extremo.
Com o logo apresentado, todos os medos foram embora graças à criação muito bem embasada da Tátil. A marca é forte, vibrante. Traz em si os valores olímpicos da amizade e do respeito. Os bonequinhos de mãos dadas estão celebrando e, de quebra, são uma menção ao nome da cidade e a um de seus pontos turísticos mais importantes e famosos.
Para mostrar como foi o processo de construção da marca, nada melhor que a própria agência que a produziu falar.
Parabéns à agência e ao Rio, que está se mostrando até mais organizado do que um evento que vai acontecer no mesmo país, dois anos antes. E vale muito dar uma conferida no site das Olimpíadas, que já está no ar.