Os indicados para o Grammy 2011 saíram há mais de dois meses e isso significa que a premiação está bem perto. De fato, ela ocorrerá no próximo final de semana, dia 13, e será aberta por Eminem e Dr. Dre cantando I need a doctor, música que estava sendo muito esperada, mas que já vazou na net. Eminem também deve cantar mais uma música do seu excelente álbum Recovery.
Além deles, já estão confirmados Cee-lo Green e Gwyneth Paltrow cantando Forget You, a versão limpinha de Fuck You; Rihanna e Drake farão uma música juntos, provavelmente What’s my name; Janelle Monáe; Katy Perry; Arcade Fire; Miranda Lambert; Muse; B.o.B.; Bruno Mars e Lady Antebellum também são nomes confirmados. Porém o mais improvável da noite é Justin Bieber, Usher e Jaden Smith subindo ao palco juntos para uma performance… é esperar pra ver.
Outra personalidade confirmada no Grammy é Mick Jagger, que fará uma homenagem para Solomon Burke no momento “In memoriam” da noite. Lembrando que essa será a primeira vez que Jagger irá pisar nos palcos do Grammy.
Porém esse post aqui é para falar da minha expectativa com relação aos prêmios e quem eu gostaria que ganhasse as categorias principais. E como meu gosto musical é estranho, não adianta xingarem e falarem que fulano é melhor que beltrano. Não vou ouvir e minha opinião vai continuar a mesma.
Álbum do ano
Arcade Fire – The Suburbs
Eminem – Recovery
Lady Antebellum – Need You Now
Lady Gaga – The Fame Monster
Katy Perry – Teenage Dream
Como é uma premiação de álbum do ano, não dá para não pensar no excelente The Suburbs, do Arcade Fire. Apesar de eu achar o Recovery sensacional, é The Suburbs que apresenta uma cara de álbum completo, perfeitinho…
Canção do Ano
“Beg Steal or Borrow” – Ray LaMontagne And The Pariah Dogs
“Fuck You” – Cee Lo Green
“The House That Built Me” – Miranda Lambert
“Love the Way You Lie” – Eminem Featuring Rihanna
“Need You Now” – Lady Antebellum
A canção do ano abarca basicamente como a música está no papel. E quando é pra pegar a letra da música, fico fácil com Love the Way You Lie, do Eminem. “Just gonna stand there and hear me cry. That´s alright because I love the way you lie”.
Gravação do Ano
Eminem e Rihanna – “Love the Way You Lie”
B.o.B e Bruno Mars – “Nothin’ On You”
Jay-Z e Alicia Keys – “Empire State of Mind”
Lady Antebellum – “Need You Now”
Cee Lo Green – “Fuck You”
Ok, “Fuck You” é sensacional. “Love the Way You Lie” é muito doida. A música da Lady Antebellum é super viciante. “Nothin’ on you” é daquelas músicas que você fica cantando o refrão igual um bobo. Mas é em “Empire State of Mind” que tudo se torna muito grandioso e New York sai com gosto na hora cantar! Minha escolha!
Artista Revelação
Drake
Justin Bieber
Esperanza Spalding
Florence + the Machine
Mumford & Sons
Foda-se Justin Bieber. Revelação do ano mesmo é Florence + the Machine. E ponto final.
Melhor Performance Pop Feminina
Sara Bareilles – “King of Anything”
Beyoncé – “Halo”
Norah Jones – “Chasing Pirates”
Lady Gaga – “Bad Romance”
Katy Perry – “Teenage Dream”
Só mulheres boas concorrendo. O problema é que elas estão concorrendo com o maior fenômeno pop da atualidade, que ainda vai lançar sua música inédita (Born This Way) no Grammy. É lógico que tô falando da Lady Gaga que, gostando ou não, merece cada um dos prêmios que são dados a ela. Agora é esperar para ver de que ela vai vestida para receber o prêmio.
Melhor Performance Pop Masculina
Michael Jackson – “This Is It”
Michael Bublé – “Haven’t Met You Yet”
Adam Lambert – “Whataya Want From Me”
Bruno Mars – “Just The Way You Are”
John Mayer – “Half Of My Heart”
Desculpa Michael Jackson, mas você não merece uma Grammy póstumo. Desculpa John Mayer, que eu gostaria muito que ganhasse, com a sua música em parceria com a Taylor Swift. Mas o ano é de Bruno Mars e seu sucesso violento. “Just the Way You Are” pra mim mereceria ser a vencedora, principalmente por ser “amazing, just the way you are”.
Enfim, o Grammy é a premiação com o maior número de categorias da história. Selecionei só algumas, outras ficaram de fora. Pra conferir a lista completa, dá uma olhada no site da premiação e tenha muita, mas muita paciência porque tem prêmio até para melhor álbum experimental feito com barulho de cuspe em latas. O Grammy será transmitido ao vivo pela TNT, às 23 horas.
Comecei a vida dentro de um laboratório de química, mas não encontrei muitas palavras dentro dos béqueres e erlenmeyers. Fui para o jornalismo em busca de histórias para contar. Elas surgem a cada dia, mas ainda não são minhas. Espero que um dia sejam.