Dos pilares da cultura pop, o que sou menos versado é o de música. Sou desses que escuta o que estiver rolando, sem preconceitos. De vez em sempre até me permito ouvir um som podreira, cujo objetivo é simplesmente me divertir. É frequente me ver ouvindo funk, um forró estilo Calcinha Preta ou alguma música tosca que surge nas internetes.

Por isso esse meme proposto pelo Rotaroots foi tão difícil de ser escrito. Não tenho tantos álbuns que me marcaram. Tenho músicas que foram importantes, mas álbuns que mudaram minha vida são difíceis de serem encontrados. Mas vamos aos escolhidos.

Mamonas Assassinas

Este foi o primeiro cd que lembro de ter pedido de presente. Eu era bem molequinho quando o Mamonas Assassinas estourou. Me lembro de cantar todas as músicas com a maior inocência do mundo, de decorar as letras e ficar louco quando eles apareciam na tv. Também me lembro bem onde estava quando me contaram que o avião deles caiu (estava indo pro sítio e meu pai soltou essa bomba). Acho Mamonas divertido até hoje e vira e mexe me pego ouvindo o cd dos caras.

É o Tchan no Havaí

Se Mamonas Assassinas foi o primeiro cd que ouvi desesperado, É o Tchan no Havaí com certeza foi o segundo. Da 1ª à 4ª série, este foi o som que sempre tocava no recreio da escola. As meninas ficavam loucas, levavam o cd, vestiam o shortinho do Tchan e dançavam, também na maior inocência do mundo. Lembro de, na quarta série, ter feito uma apresentação na frente da escola inteira de É o Tchan na selva, o cd que veio depois desse. Não me julguem. Afinal, quem nunca? Era uma gincana e minha equipe ganhou a primeira posição. Isso é que vale.

Ao vivo em Ouro Preto – Skank

Skank foi, por muito tempo, minha banda nacional preferida. O cd Ao vivo em Ouro Preto é, para mim, o auge de tudo de bom que eles já fizeram. Foi o cd que me fez correr atrás da coleção completa da banda, que me deixou apaixonado por Balada do Amor Inabalável e por Ali. Que me fez perder horas e horas na frente do rádio anotando as letras das músicas preu decorar. Fora que foi gravado em uma das cidades mais charmosas de Minas Gerais.

Ira! – Acústico MTV

Depois da minha fase Skank, tive uma fase Ira!. Sim, sou desses que vive de uma fase musical em outra e não me importo com isso. Pois bem, teve uma época que eu ouvia muito Ira!. Mas era muito mesmo. Comprei os cds antigos dos caras, acho que a melhor música de aniversário é Envelheço na cidade e acho Pobre paulista um grito de guerra. O Acústico MTV deve ter sido um dos shows que mais assisti na finada MTV.

Dookie – Green Day

Quando eu era molequinho, lembro que minhas irmãs praticavam algumas modalidades de patinação (se não me engano, era a inline e no gelo). Era meio que uma moda na época e eu, como bom irmão pequeno, era carregado junto com elas. Uma das minhas lembranças mais fortes é das pistas de skate que tinham no lugar que elas praticavam e da música que tocava. O ano era 1994/1995, auge do Dookie. Nos alto falantes, When I come around, Basket Case e She. Anos depois descobri que cd era esse e minhas memórias voltaram todas. Continua sendo um dos meus preferidos do Green Day.

Qualquer um do Roberto Carlos

Minha mãe é louca com o Roberto Carlos, dessas que assiste todos os shows dele no final de ano e sonha em pegar uma rosa na apresentação. Por causa disso, sei todas as músicas dele e, preciso confessar, até gosto da maioria delas. O problema é que minha mãe NUNCA aprendeu a mexer no som que tinha cd. Todo sábado e domingo de manhã ela me acordava para colocar um cd do Roberto Carlos para ela. E quando eu falo “de manhã”, era às sete da madrugada. O volume ficava tão alto que era impossível voltar a dormir e até hoje tenho uma relação de amor e ódio com esse cara (que não sou eu).

Pronto, esses foram os álbuns que, de alguma forma, marcaram minha vida. Quais são os de vocês? Conta pra mim aqui nos comentários =]


Esse post faz parte de um meme do Rotaroots, grupo criado para reunir blogueiros de raiz que sentem falta da blogosfera antiga. Para participar, junte-se a nós no grupo do Facebook mais cheio de nostalgia que já se teve notícia e coloque seu link no rotation.