Um dos tópicos mais abordados quando se fala de Gilmore Girls é o dos namorados da Rory. Por tudo que já falei até aqui da personagem, é claro que o surgimento e amadurecimento da vida amorosa dele seria pauta. E tenho que admitir que esse vai ser o post mais estranho dessa semana especial, principalmente porque não sou a pessoa mais adequada para julgar qual dos namorados foi mais perfeito. Então, meninas, aproveitem para deixar a opinião de vocês nos comentários.
Só para constar, este texto tem uma porrada de spoilers.
Rory beijou quatro caras durante as sete temporadas da série – e a Paris, mas ela não conta. Três viraram namorados fixos e um foi apenas um beijo (ou seja, Tristan será ignorado). Dois fizeram sexo com ela. Um chegou a morar junto. Os três passaram por friday night dinners. Um fugiu. Outro se divorciou. Muitos dados ao mesmo tempo? Calma, vamos devagar e cronologicamente.
Dean foi o primeiro. E quando falo em primeiro, é realmente o primeiro. Foi ele quem deu o primeiro beijo (no Doose’s. E ela solta um “obrigado” e sai correndo), foi o primeiro que disse “eu te amo”, o primeiro término, a primeira reconciliação, a primeira transa. Eles ficam juntos na primeira temporada e permanecem assim por um bom tempo.
Em um primeiro momento, Dean era o que se pode chamar de “fofo”. Ele era bonzinho, atencioso, dava carinho e tinha a aprovação da Lorelai. Eu quase vomitava de tanta água com açúcar e melação em uma pessoa só. Não vou dizer que não comemorei quando o Jess chegou e destruiu o romance.
Jess Mariano é sobrinho do Luke. Ele chega a Stars Hollow com status de bad boy e mal encarado, o que ele realmente é. Sua mãe (e irmã do Luke) o mandou para passar um tempo com o tio, na esperança de consertá-lo, mas ele chega dando trabalho para todo mundo (insira aqui a cena clássica do Luke jogando o Jess no lago). Até ele conhecer a Rory.
A partir disso, conhecemos melhor o personagem. Sim, ele continua sendo marrento, mas se mostra um cara apaixonado por livros, que tem um papo legal e que consegue ser simpático quando quer. É inconsequente, rebelde e segue apenas a sua própria cabeça. Ao contrapô-lo com o chato do Dean, Rory não tem dúvidas de com quem deve ficar.
Mas o relacionamento dos dois foi marcado por discussões. Até quando Jess, no alto da sua impulsividade, foge da cidade. Os dois ficam arrasados, porém ele volta e, num impulso, diz que a ama. Depois vira as costas e vai embora. Fim.
Aí temos o Dean de novo. Casado, reencontra Rory em Yale. O sentimento ressurge, ele trai a esposa e Rory tem sua primeira vez. E tudo volta para a chatice Dean de sempre. Até que a menina conhece Logan e os prazeres da diversão em Yale. Depois de uma festa na casa dos Gilmore, Dean percebe que os dois não funcionam juntos e termina. Finalmente.
É quando começa o relacionamento mais sério de todos. Logan é o típico cara riquinho, que está na universidade para aproveitar o máximo das festas e das mulheres. A Brigada da Vida e Morte mostra pra Rory um pouco do que é aproveitar os momentos ao máximo e eles começam a sair juntos. Namorar mesmo, só depois de um bom tempo e um bom drama, pois Logan nunca tinha assumido um namoro antes. Então Rory enlouquece, sai de Yale, vai pra uma rehab briga com a mãe e vai morar com os avós.
No meio desse surto, Jess aparece de novo. Mais responsável e com um livro escrito, consegue colocar ordem na cabeça confusa de Rory. Quando decide voltar o relacionamento com Logan, ele muda o comportamento e se torna uma pessoa mais responsável. Com isso, o namoro evolui. Logan chega até pedir a Rory em casamento no penúltimo episódio, mas ela o dispensa. Carreira acima dos relacionamentos e uma cobertura de campanha presidencial pela frente. Certa está ela.
Pelo tom do texto, você deve ter percebido que gosto mais do Jess. Ele foi o mais intenso na vida de Rory, passou igual um furacão, virou tudo de cabeça pra baixo e foi embora de maneira surpreendente. Dean é um babacão, em todos os sentidos. Logan é o relacionamento mais normal da Rory e o cara que daria estabilidade. Mas concordo com o final dado para ela. Faz sentido e é justo, mas muita gente reclamou quando foi ao ar.
Como disse, não sou a pessoa mais adequada pra julgar os caras da Rory. Esse é um dos tópicos mais discutidos quando se fala no final de Gilmore Girls, então deixo em aberto para você opinar nos comentários.
Já com relação a Lorelai, tenho só uma coisa para dizer: I Will Always Love You.
Outros posts da série
- You’ve been Gilmored (Introdução)
- Quem nunca quis morar em Stars Hollow?
- As Gilmore Girls
- #MusicSaturday
- Os habitantes de Stars Hollow
- Life’s Short. Talk Fast
- Yale Daily News
Breve comentário sobre a sexta temporada
Foi uma temporada estranha, subvertendo algumas características dos personagens. Rory se revolta e o início da temporada se arrasta até a reconciliação com a Lorelai. No meio disso, Luke descobre que é pai e a menina só serviu para deixar a relação entre ele e Lorelai mais chata. Isso contribui para fazer dessa uma temporada mediana, mas com momentos memoráveis, como o episódio You’ve been Gilmored.
Comecei a vida dentro de um laboratório de química, mas não encontrei muitas palavras dentro dos béqueres e erlenmeyers. Fui para o jornalismo em busca de histórias para contar. Elas surgem a cada dia, mas ainda não são minhas. Espero que um dia sejam.