Hoje é dia 1º de setembro, data em que os bruxos embarcam no expresso de Hogwarts e começam o ano letivo. Como não recebi minha cartinha, tô de greve da faculdade e em casa nesse sábado à noite, vô aproveitar e fazer um questionário sobre Harry Potter que tá rolando pelo Facebook. Era para fazer por lá, um dia de cada vez. Como fiquei com preguiça, vou responder tudo de uma vez aqui mesmo.  

Dia 1 – O melhor livro
Harry Potter e o Cálice de Fogo – Foi o que mais li, a história começa a ficar mais adulta, tem a primeira morte significativa e Voldemort retorna. Tudo isso com o Torneio Tribruxo como pano de fundo.

Dia 2 – Personagem Favorito
Hermione Granger e Luna Lovegood – Votando em dois porque não dá pra escolher. Hermione é o personagem-chave em todos os livros, aquela que dá os melhores conselhos e a guia moral de toda a história. A Luna é um personagem carismático por sua história de bizarrices e o modo como não se importa com isso.

Dia 3 – Cena preferida de Harry Potter e a Pedra Filosofal
Harry e Draco voando para disputar o lembrol – É quando o ódio entre os dois é maior, com um confronto quase físico que, por pouco, não provoca expulsões.

Conversa entre Harry e Dumbledore no Espelho de Ojesed – É a primeira (de muitas) conversa cara a cara que Harry tem com Dumbledore. É também onde a chave para o final do livro é mostrada e tem uma dúvida nessa parte que só é respondida no último livro (“O que o senhor vê quando se olha no espelho”).

Dia 4 – Local preferido
Salão Comunal – Nada é mais aconchegante do que o salão comunal. Gosto muito de como é o da Grifinória e, com certeza, ia ser um dos lugares em que eu passaria mais tempo.

Todo conforto que um jovem precisa

Dia 5 – Se você fosse um animago, em qual animal se transformaria?
Um pássaro ou um pequeno inseto voador –  Se é para se transformar em algum animal, ele tem que fazer alguma coisa útil, tipo voar. Qual a graça de se transformar em um gato ou em um cachorro? #chupaMcGonagal #chupaSirius

Dia 6 – Melhor vilão
Lord Voldemort – Ele não é o Lord das Trevas à toa. Voldemort é o grande vilão da história, é esperto, sagaz, sem piedade. O vilão perfeito.

Dia 7 – Cena preferida de Harry Potter e a Câmara Secreta
O aniversário de morte do Nick Quase sem Cabeça – Pela primeira vez entramos no mundo dos fantasmas e entendemos um pouco da dor de Nick, além de ser uma cena bizarríssima. Ao final, ainda somos premiados com a primeira aparição do basilisco.

A petrificação da Hermione – É quando a gente pensa: “Fudeu”. É sempre a Hermione que desvenda os mistérios que rondam o trio, então quando ela é petrificada você fica pensando no que vai acontecer para que o Harry e o Rony consigam descobrir o que está petrificando os alunos.

Dia 8 – O melhor filme
Harry Potter e o Prisioneiro de Azkaban – É esteticamente o filme mais bonito, com algumas mudanças na história original, mas todas em prol de como aquilo ficaria nas telonas.

Tava até esquecendo da Sibila Trelawney no filme

Dia 9 – Qual personagem que morreu você queria que tivesse sobrevivido?
Remus Lupin – Nem vou tentar explicar. Era um dos meus personagens favoritos, meu maroto favorito e meu professor de Defesa Contra as Artes das Trevas favorito.

Dia 10 – Quem você prefere: Harry, Rony ou Hermione?
Hermione Granger – Inteligência sempre me fascina. Hermione é a bruxa mais inteligente de todas, que sempre tem as respostas certas para tudo, seja sobre as aulas ou sobre a vida (e as garotas). É graças a ela que Harry consegue se livrar da maioria dos problemas e, se não fosse por ela, tenho certeza que ele e o Rony iam ter tomado pau em alguma matéria.

Dia 11 – Cena preferida de Harry Potter e o Prisioneiro de Azkaban
A cena dentro da Casa dos Gritos – Nem precisa falar muito sobre essa cena. É nela que descobrimos todo o mistério envolvendo o prisioneiro e descobrimos sobre o passado da família de Harry.

A sequência do vira-tempo – Quando li pela primeira vez, essa foi a parte que eu soltei um: “WTF o.O”. Sempre curti viagens no tempo e essa tem um gostinho maior por ser em Harry Potter e porque a Hermione tava usando isso pra estudar. Sério, Hermione, pra estudar mais? Fora que toda a sequência recontando os fatos é bem legal.

Dia 12 – Qual livro mais te emocionou?
Harry Potter e o Enigma do Príncipe – Me emocionei em duas partes específicas. Quem chutou a cena da morte do Dumbledore, errou. A primeira foi no enterro dele, com as homenagens feitas pelos centauros e sereianos e com o Harry pensando que ele não conhecia nada daquele grande bruxo. A outra foi nas últimas páginas, na conversa entre Harry, Rony e Hermione, que mostra a verdadeira força da amizade dos três.

Capítulo 30 – O túmulo branco

Dia 13 – O final de qual personagem você mudaria, e como seria?
Voldemort – Ele não merecia o final que teve. Lógico que a morte era o esperado, mas queria uma mais digna. Tudo bem que ele estava fraco depois de tantas divisões de almas e destruições de horcruxes, mas morrer por causa de um simples Expelliarmus é muito fracasso para o maior bruxo das trevas de todos os tempos.

Dia 14 – Qual posição você jogaria no Quadribol?
Artilheiro – Não sei se me daria bem como batedor porque não teria capacidade de acertar a bola com o taco e mirar ao mesmo tempo. Não sei se teria a agilidade suficiente para ser apanhador. Goleiro é uma opção, mas eu costumava me dar bem arremessando bolas no handebol, então talvez artilheiro seja mais minha cara.

Dia 15 – Qual personagem sobreviveu mas você gostaria que tivesse morrido?
Neville Longbotton – Dava pra fazer um arco muito doido com o sacrifício do Longbotton, o quase-menino-que-sobreviveu. Ia ser um final digno de herói, que ficou meio ofuscado apesar de todas as suas ações bacanas no último livro.

Dia 16 – Cena preferida de Harry Potter e o Cálice de Fogo
As três provas do Tribruxo – Cada uma das três provas tem um gostinho diferente. As três são muito boas, desde a tensão de enfrentar um dragão, o desespero perante os sereianos e o clima dentro do labirinto.

Cemitério – A cena principal do livro, sem sombra de dúvidas. Tem como não achar boa a cena em que acontece a primeira morte de fato, Voldemort renasce e acontece algo tão legal quanto o Prior Incantatem?

Tio Voldy tocando o terror

Dia 17 – Qual filme mais te emocionou?
As duas partes mais emocionantes estão em Harry Potter e as Relíquias da Morte – Parte 1, com Hermione apagando as memórias dos pais e a morte do Dobby.

Dia 18 – Jogador preferido de Quadribol
Vitor Krum. Ele é um puta jogador (“Irlanda ganha, mas Krum apanha o pomo”, lembra?) e ainda parece ser um cara bem legal. As atitudes dele, mesmo estando em Durmstrang, são dignas de um grande bruxo.

Dia 19 – Qual livro você leu mais vezes?
Harry Potter e o Cálice de Fogo – Nem sei quantas, mas devem ter sido mais de 15 vezes. Costumava ler ele em uma sentada só.

Dia 20 – Qual casa de Hogwarts você pertenceria?
Grifinória, sem sombra de dúvidas. Se o Chapéu Seletor ficasse com alguma dúvida, eu falaria pra ele me colocar lá.

Dia 21 – Cena preferida de Harry Potter e a Ordem da Fênix
O discurso de Umbridge no banquete de abertura – É a primeira vez que vemos o poder que o Ministério da Magia tem em Hogwarts. E tudo é feito com muita pompa, para ninguém prestar realmente atenção. A frase de Hermione no final do discurso é sensacional: “Certamente que foi esclarecedor”. Todo mundo olha pra ela com uma cara espantada e ela solta um: “Significa que o Ministério está interferindo em Hogwarts”.

A lembrança dos Marotos – Até então achávamos que Tiago Potter era o máximo, que ele e seu grupinho de amigos eram a melhor coisa que aconteceu a Hogwarts. Então vem o Snape e destrói essa imagem, mostrando um Tiago completamente babaca e fazendo com que Harry passasse a duvidar da integridade do pai que não conheceu.

Pouco antes de mostrar as cuecas do Ranhoso

Dia 22 – Qual é seu professor preferido?
Flitwick – Sempre quis saber mais sobre ele. Pouca coisa é falada nos livros, mas as aulas eram sempre zoneadas, com todo mundo fazendo suas atividades práticas. Além disso, ele sempre me pareceu super simpático.

Dia 23 – Que destino você daria a Draco Malfoy?
Acho o destino dado pela Rowling muito bom, não mudaria nada.

Dia 24 – Qual filme você assistiu mais vezes
Harry Potter e o Prisioneiro de Azkaban – Devo ter assistido umas cinco ou seis vezes.

Dia 25 – Personagem que poderia não existir que não faria falta nenhuma
Ludo Bagman – Ele só serve para encher o saco a história inteira. Ele é tão importante que nem é citado direito nos livros posteriores. Só serviu para distrais nossa atenção com aquela história de apostas, duendes e Fred e Jorge.

Votos também para Colin Creevey, que só serve para atrapalhar com aquela máquina fotográfica irritante.

Tenho vontade de quebrar essa máquina no meio

Dia 26 – Personagem que só aparece no livro mas você gostaria de ter visto nos filmes
Winky – Apesar de morrer de preguiça da F.A.L.E., também sou favorável aos direitos dos elfos domésticos. Winky foi a personagem mais injustiçada em toda a história e era um ponto importante para explicar a história do Bartô Crouch Jr., mas ela nem aparece nos filmes.

Dia 27 – Personagem que é exatamente nos filmes como você imaginou quando leu
Dolores Umbridge – Até as risadas. Sério mesmo. Saí do cinema assustado com tamanha semelhança.

Dia 28 – Cena preferida de Harry Potter e o Enigma do Príncipe
As cenas do passado de Voldemort – É quando finalmente entendemos um pouco da mente do maior bruxo das trevas de todos os tempos. Conhecemos a família, entendemos a morte da mãe. Aliás, só a cena do orfanato já valia pelo livro todo. É por elas que entendemos o fascínio dele por Hogwarts e pelos objetos dos fundadores.

Enterro de Dumbledore – “Havia tanta coisa que não perguntara, tanta coisa que deveria ter dito…”

Conversa final entre Harry, Rony e Hermione – O verdadeiro valor de uma amizade. É só isso que tenho a falar sobre essa cena.

Dia 29 – Matéria preferida ensinada em Hogwarts
Feitiços – Sem desmerecer as outras matérias, mas acho Feitiços a matéria mais importante de todas. De que adianta Transfiguração ou Poções se você não sabe Feitiços? E o que seria de Defesa Contra as Artes das Trevas sem Feitiços? Nada.

Dia 30 – Se pudesse possuir uma das Relíquias da Morte, qual seria?
Capa da invisibilidade – Eu não queria a Varinha das Varinhas, sou bundão demais pra ter algo tão poderoso e tão amaldiçoado. Também não entendo bem a ideia da Pedra de Ressurreição porque ela não ressuscita de fato as pessoas. A mais útil, para mim, seria a capa.

Vendida no Mercado Livre

Dia 31 – Qual forma teria o seu Patrono?
Sinceramente eu não sei, talvez um peixe.

Dia 32 – Intérprete favorito
Emma Watson – Além de ser linda, ela encarnou de fato a Hermione, com a melhor atuação do trio principal desde o primeiro filme. Ainda bem que ela cortou os cabelos bem curtos, porque aí dá pra separar um pouco a Emma da personagem.

Dia 33 – Melhor adaptação (filme que mais chegou perto do livro)
Harry Potter e a Pedra Filosofal – Em questão de fidelidade, esse é o melhor. Está tudo lá, além de cumprir muito bem a ingrata função de apresentar ambientes tão familiares para os leitores na tela do cinema.

Dia 34 – Cena preferida de Harry Potter e as Relíquias da Morte
Invasão de Gringotes – Na época das comunidades do Orkut sobre Harry Potter, defendi que apareceria um dragão dentro do Gringotes. Não sabia o que eles iam fazer lá, mas sabia que teria um dragão. Acertei na mosca. Foi um dos melhores resgates de Horcruxes.

Conversa entre Harry e Dumbledore na King’s Cross – A conversa pós-morte que Harry tem com Dumbledore é uma das melhores coisas dos sete livros. É, talvez, uma das partes em que mais se pode extrais diferentes significados e uma das que mais se pode discutir filosoficamente.

Super agradável conversar com um bebê/Horcrux gritando

Dia 35 – Time de Quadribol preferido
Em Hogwarts, Grifinória – Mas é basicamente por ter acompanhado mais o dia a dia. A técnica da Sonserina sempre pareceu melhor, mas a Grifinória tinha o fator “garra”, que sempre me agrada nos times.

Dia 36 – Qual lembrança você usaria para produzir um Patrono?
Eu com certeza usaria alguma das “primeiras vezes” que tive na vida. Cada uma delas foi feliz por um motivo e tenho certeza que alguma serviria para produzir um patrono legal.

Dia 37 – Se você pudesse escolher um feitiço, apenas um para usar sempre que quisesse, qual seria?
Accio – Sim, minha preguiça fala muito mais alto nessa hora. Sempre achei Accio o feitiço mais útil de todos.

Dia 38 – Criatura mágica preferida
Centauros (pela sabedoria e possibilidades de conversas/não-conversas) e Dragões (concordo com o Hagrid quando ele fala que dragões são lindos. Será que rolava de domesticar um?), mas gostaria de ter uma fênix.

Não é essa Fênix

Dia 39 – Qual das criaturas que Hagrid teve que mais te dá medo
Explosivins – O bicho mais escroto que o Hagrid arranjou. Ninguém nem sabia ao certo o que era, mas tinha um pouco de nojeira misturada com perigo ao extremo.

Dia 40 – Se você tomasse a poção polissuco, em quem da saga você gostaria de se transformar?
Eu queria viver um dia de Harry Potter. Se pudesse escolher o momento, queria ser o Harry logo no início do sexto ano, quando todo mundo já sabe que ele falou a verdade sobre Voldemort o tempo todo.

Dia 41 – Sua loja preferida em Hogsmeade
Três Vassouras – Cerveja amanteigada e um lugar pra conversar com os amigos. Só isso me satisfaz.

Dia 42 – Qual dos marotos é o seu preferido?
Remus Lupin – O dilema do Lupin sempre foi bem explorado, em ser um lobisomem e ainda assim ter que lidar com a sociedade. Apesar do problema, ele sempre foi o ponto de equilíbrio entre a covardia de Pettigrew e os abusos de Potter e Black.

O Lupin que eu imaginei era mais legal que esse

Dia 43 – Personagem que pra você fez toda diferença na história
Hermione Granger – Acho que já babei o ovo da Hermione demais ao longo deste questionário, mas sem ela nada andaria na história do Harry. É a personagem mais inteligente e a que tem resposta para tudo, sempre. É muito graças à força dela que a caçada pelas horcruxes dá certo.

Dia 44 – Melhor apanhador: Harry Potter ou Vítor Krum?
Krum, lógico. O cara é jogador da seleção da Bulgária. Como comparar ele com um apanhador de time de colégio que pega pomos de ouro com a boca?

Dia 45 – Personagem que você não gostaria de ser
Neville Longbotton – Ser o Neville deve ser muito difícil. Os pais estão internados no hospital e não se lembram de você. Seus poderes mágicos são questionáveis. Todo mundo te zoa. Os professores pegam no seu pé. Você não tem amigos de verdade na sua própria casa (Harry tem o Rony, Simas tem o Dino. O Neville sobra, coitado). Eu não queria estar na pele do Neville.

Dia 46 – Se Harry Potter não tivesse sido escrito no torneio tribruxo, pra quem você torceria: Cedrico, Fleur ou Krum
Vitor Krum – Acho o Cedrico um bundão e a Fleur é linda, mas arrogante. O Krum é legal e é jogador de quadribol. Ponto pra ele.

E pegou a Hermione. Mais um ponto pra ele

Dia 47 – Qual dos comensais da morte é o seu preferido
Greyback – Esqueça a Bellatrix. A personificação do mal é, na verdade, Lobo Greyback. Ele tá pouco se fudendo para quem você é. Tudo que ele quer é satisfazer seus instintos de lobisomem.

Dia 48 – Profeta diário ou O Pasquim
Apesar de todo o controle por parte do Ministério da Magia, ainda prefiro o Profeta Diário. Não aguentaria ler sobre Zonzóbulos ou coisas afins o tempo inteiro, sabendo que provavelmente tudo aquilo é invenção. Eu viraria a cara pro Pasquim igual a Hermione sempre virava.

Dia 49 – Qual seria a continuação que você daria a Harry Potter
Não daria continuação, só excluiria o “19 anos depois”. Apesar de hoje em dia entender a utilidade, continuo achando completamente desnecessário.

Dia 50 – Poção Favorita
Felix Felicis – Que atire a primeira pedra quem não quis provar um golinho da Felix e ter um dia perfeito. Sabe aquele dia em que você acorda e sabe que todas as decisões que você tomar vão ser importantes pro seu futuro? Pois é, um gole da poção e todos os seus problemas estariam resolvidos.

Votos também para a Amortentia, mais conhecida como poção do amor. Queria saber quais os cheiros que ela teria para mim (livro novo, terra molhada e …).

Parece as coisas que eu sintetizava em Química Orgânica